| | Achados em terrenos de outros. | |
|
|
| Autor | Mensagem |
|---|
MiguelAC Membro Cobre

| Assunto: Achados em terrenos de outros. Qui 01 Dez 2011, 17:04 | |
| Amigos , quero a vossa opinião, ou a vossa experiência, em relação à propriedade dos achados que fazemos nos terrenos de outros. Como é que fazem? Deixam os achados com o dono do terreno ou trazem-nos convosco?
Bem sei que o objectivo da detecção não é lucrativo, apenas de entretenimento e recreio, e sempre com autorização, mas com isso em mente, uma moeda antiga pode não valer nada para o dono do terreno e muito para nós... e ela é de quem? Combinam com o dono do terreno antes?
A mim aconteceu-me encontrar uma moeda do sec XVIII num terreno de um amigo e nem se pôs em questão que a moeda era dele, pois o terreno era dele, e ainda por cima é um adepto da numismática! Mas este assunto pode não ser linear...
O que fazem?
Cumprimentos MiguelAC |
|
 | |
Seeker.4320 Membro Ouro

| Assunto: Re: Achados em terrenos de outros. Qui 01 Dez 2011, 17:41 | |
| Bem amigo acho que o melhor é mesmo combinar condições com o dono, e chegarem a um entendimento, no entanto se encontrar algo fora de série, acho que o proprietário do terreno deve beneficiar com isso.
cumprimentos e apitos |
|
 | |
saddam Moderador

| Assunto: Re: Achados em terrenos de outros. Qui 01 Dez 2011, 19:42 | |
| Acho que existe uma leia qualquer.. é metade para o achador e a outra metade para o dono do terreno mas sem certezas. Ainda ha pouco tempo também fui passear num terreno amigo no qual foi encontrado V réis, no fim entreguei a moeda ao dono  _________________________________________________ |
|
 | |
matos71 Membro Ferro

| Assunto: Re: Achados em terrenos de outros. Qui 01 Dez 2011, 22:20 | |
| Não sei se há alguma lei, mas acho que se costuma (quando há dinheiro envolvido) dar metade ao dono do terreno.
Vi uma notícia ou algo assim, no outro dia de um detectorista que encontrou um artefacto no terreno de outra pessoa e fez isso mesmo. |
|
 | |
Despistado Membro Ouro

| Assunto: Re: Achados em terrenos de outros. Qui 01 Dez 2011, 23:04 | |
| Na minha opinião, o melhor é acordar logo as condições quando se pede autorização...
...Ainda assim, com bom senso a coisa, normalmente, resolve-se.
Na realidade, se o achado for muito relevante, terá que se comunicar às autoridades!!!
Depois, se não houver terreno não há achado, mas se não houver detector, o mais certo é também não haver achados...assim, se todos concordarem divide-se a "coisa" ao meio...
...O interessante é o hobbie e, se possível, salvar algum património, onde quer que ele fique.
Bons achados para todos! |
|
 | |
matos71 Membro Ferro

| Assunto: Re: Achados em terrenos de outros. Qui 01 Dez 2011, 23:30 | |
| Já encontrei a tal notícia, é esta: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]Já pensaram no que fariam se o dono quisesse tudo o que encontraram? Li num fórum inglês, uma pessoa a quem isso aconteceu e parece que pediu algum dinheiro à pessoa para compensar os gastos com a gasolina, baterias, etc. Mas neste momento com a crise, não estou a ver isso a acontecer. |
|
 | |
MiguelAC Membro Cobre

| Assunto: Re: Achados em terrenos de outros. Sex 02 Dez 2011, 10:11 | |
| A questão é que lá (em Inglaterra) os museus estão sensibilizados para o valor destas coisas e compram os achados a preço de mercado justo, para os poderem exibir e assim ter em exposição uma peça que todos podem ver e apreciar. A meu ver a história não tem preço, porque o seu valor é incalculável, por isso, espero que um dia os nosso museus tenham a vontade (e os Euros) para fazer o mesmo. [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]obrigado pelo link, este é outro em relação à mesma Hoard: 3.3 milhões de libras que o estado pagou ao detectorista e ao dono da quinta, que o dividiram 50/50...  faz sonhar hem! MiguelAC |
|
 | |
Seeker.4320 Membro Ouro

| Assunto: Re: Achados em terrenos de outros. Sex 02 Dez 2011, 21:33 | |
| Em portugal fazia mas era o pessoal ir passar uns tempos á prisão.
Depois nem tesouro, nem recompensa, nem vontade própria.
cumprimentos |
|
 | |
MiguelAC Membro Cobre

| Assunto: Re: Achados em terrenos de outros. Sab 03 Dez 2011, 10:42 | |
| Eu acho que é uma questão de tempo. Não podem ser sempre os mesmos, nem as mesmas ideias à frente deste país.
Chegaremos lá. E sítios como este são o melhor princípio possível. |
|
 | |
RAFA 66
 | Assunto: Re: Achados em terrenos de outros. Qua 14 Dez 2011, 20:51 | |
| Ola companheiros vou dar a minha opiniao, em portugal ficavamos sem o carro sem o detector respondiamos em tribunal pagavamos multas e se respingasemos ainda levavamos uma pingas no posto da gnr ou psp, para nao acharmos estas coisas!!! tou a brincar ............... |
|
 | |
spidolo Membro Platina

| Assunto: Re: Achados em terrenos de outros. Sex 16 Dez 2011, 07:44 | |
| | saddam escreveu: | Acho que existe uma leia qualquer.. é metade para o achador e a outra metade para o dono do terreno mas sem certezas.
Ainda ha pouco tempo também fui passear num terreno amigo no qual foi encontrado V réis, no fim entreguei a moeda ao dono  |
Para mim essa atitude é normal,tambem faria o mesmo,porque o que me da prazer é fazer o achado,não tem objetivo comercial...a adrenalina da descoberta é muita... |
|
 | |
saddam Moderador

| |
 | |
joao Membro Ferro

| Assunto: Re: Achados em terrenos de outros. Seg 19 Dez 2011, 22:22 | |
| boas comecei a pouco tempo com um colega na descoberta de pecas historicas e só a adrenalina de nao saber o que poderei encontrar e e suficiente nao a nada melhor do que achar uma peca histórica mesmo que não tenha valor , um achado e sempre um achado. |
|
 | |
Despistado Membro Ouro

| Assunto: Re: Achados em terrenos de outros. Ter 20 Dez 2011, 23:30 | |
| João,
Não esquecer que só o facto de andar à procura de peças relevantes para a história é proibido...
...devemos ir sempre à procura de meteoritos, como costuma dizer o Pedro Coelho, ou então de algo que alguém perdeu recentemente...
Bons achados. |
|
 | |
joao Membro Ferro

| Assunto: Re: Achados em terrenos de outros. Ter 20 Dez 2011, 23:32 | |
| |
|
 | |
| | Achados em terrenos de outros. | |
|